terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PULSEIRA DA SALVAÇÃO


O Bracelete da Salvação

O bracelete da salvação é uma pulseira com contas coloridas, cada uma representando uma situação espiritual no plano da salvação. Comumente, após explicar o que cada cor representa, o evangelizador presenteia seu ouvinte com a pulseira. Em muitos casos a pessoa recebe também um pequeno folheto com um resumo do significado das cores. Esta ferramenta de evangelização é principalmente utilizada com crianças e adolescentes, mas pode ser efetiva também na evangelização de adultos.

Origem do bracelete
Esta interessante ferramente evangelística é uma aplicação moderna do livro sem palavras. De acordo com a Wikipedia [Veja Wordless Book] as evidências apontam para o evangelista Charles Haddon Spurgeon como criador da evangelização com cores, a partir de uma mensagem dada, em 11 de janeiro de 1866, para algumas centenas de órfãos, quando falou sobre “lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” Sl 51:9. Spurgeon usava apenas três cores: Preto – representando o estado de pecado da humanidade – normalmente referida como a página escura; Vermelho – representando o sangue de Jesus; Branco – representando a perfeita justiça de Deus dada aos que crêem através do sacrifício de Jesus.

Cerca de 1880, este esquema de cores já era largamente utilizado em orfanatos, Escola Dominical e em missões transculturais. O não menos conhecido pregador Dwight Lyman Moody incluiu, em 1875, uma nova cor: dourado (amarelo) representando o céu. O missionário Hudson Taylor e seus cooperadores na Missão para o interior da China usaram o esquema com quatro cores para evangelização ao ar livre e evangelização individual na China. Mais recentemente a Child Evangelism Fellowship (APEC no Brasil) dinamizou o uso em formato de livro e incluiu uma quinta cor: verde – representando a necessidade de crescer em Cristo depois da salvação.

Várias formas

Há muitas maneiras de apresentar a mensagem do evangelho e os braceletes variam ligeiramente em sua composição para acompanhá-las. A maneira mais tradicional utiliza as cinco cores:

Preto/ Escuro – O pecado nos separa de Deus e nos tira do céu Rm 3:23 e 6:23; Vermelho – Jesus derramou seu sangue na cruz para pagar por nossos pecados Rm 5:8 e 1Pe 3:18a; Branco – Se nós aceitarmos Jesus e deixarmos os pecados, nosso coração fica limpo Jo 1:12e Rm 10:9; Verde – Depois de crer e receber o que Jesus fez, nós precisamos crescer em nosso relacionamento com Ele através da leitura da Bíblia, da oração e da comunhão em uma igreja onde a Bíblia é ensinada Mt 18:20 e Jo 1:7.Dourado/ Amarelo – Deus preparou o céu para nós Ap. 21:21b ou Deus criou um mundo perfeito e as pessoas para viver em comunhão com Ele;

Uma forma mais complexa inclui uma sexta cor (azul) e três nós na exposição:

Primeiro nó – nascimento; Preto – o pecado é o que nos separa de Deus – nós escolhemos desobedecer a Deus Rm 3:23; Vermelho – Jesus morreu na cruz e levantou da sepultura, pagando o preço pelos nossos pecados – Ele proveu o único caminho para Deus Rm 5:8; Segundo nó – este nó representa uma decisão que devemos fazer – aceitar Cristo Rm 10:9; Branco – quando nos tornamos cristãos, Deus nos limpa de tudo o que é errado e nos lava até ficarmos brancos como a neve 1Jo 3:5 e Is 1:18; Azul – um de nossos primeiros atos de obediência é confessar nossa fé publicamente através do batismo At 2:41; Verde – precisamos crescer em todas as áreas de nossa vida, sempre olhando para Jesus como nosso exemplo 2Pe 3:18; Terceiro nó – a morte já não nos traz medo quando somos cristãos, porque temos um lar eterno com Deus nos céus 1Jo 5:12-13.Amarelo – Deus nos ama e deseja se relacionar conosco Jo 3:16;

Problemas e soluções

O bracelete da salvação foi uma das primeiras ferramentas oferecidas pela AMME no ano 2.000. Cerca de 5.000 unidades foram distribuídas. Este trabalho foi descontinuado por dois motivos culturais: Primeiro, o uso da cor preta para o pecado pode ser mal interpretado em um contexto de sensibilidade étnica, suscitando uma indesejável polarização racial, principalmente quando o branco é usado para o bem. A AMME procurou evitar isso, substituindo em alguns materiais o preto pelo cinza – o pecado é cinza como um dia sem luz. Em segundo lugar, várias igrejas apresentaram objeção no uso do bracelete com contas coloridas, por causa da similaridade com as contas utilizadas nas religiões brasileiras de origem africana.

Recentemente a AMME criou e ensinou a utilizar o bracelete da PAZ, um interessante recurso para tratar de um tema de alta sensibilidade. O bracelete da PAZ segue o mesmo princípio de se oferecer um presente às pessoas e baseia-se em um acróstico das palavras Perdão, Amor, Zelo – três aspectos necessários para que haja paz.

O Bracelete da Salvação pode ser uma ótima ferramenta em campanhas de evangelização e na evangelização individual. Pode funcionar ainda melhor quando um grande número de crentes se interessa em produzir e utilizar os braceletes ao mesmo tempo. Para utilizá-lo, cada evangelizador deve animar-se a decorar os versículos relacionados com a cor e ensaiar previamente com outro cristão a apresentação. Para fazer o bracelete, hoje encontram-se em lojas de artigos para montagem de bijuterias uma infinidade de contas coloridas e cordões de todos os tipos.

Despertem Guerreiros


Proclamem isto entre as nações: Preparem-se para a guerra! Despertem os guerreiros! Todos os homens de guerra aproximem-se e ataquem. Joel 3:9
Jovem, você se sente como se estivesse no meio de uma guerra? Que tantas coisas se levantam contra você, para te atrapalhar, te derrubar e te destruir? Às vezes parece até que o mundo inteiro se levanta contra a sua vida, o seu futuro e sua paz?
A realidade é que você está em uma guerra. Esta geração – a sua geração – está sendo perseguida como nenhuma outra. Hoje, ao redor do planeta, há uma guerra contra os jovens e as crianças deste mundo. Seja através do tráfico nas grandes cidades brasileiras, a AIDS na África, ou o aborto que chacina as crianças nos países chamados de desenvolvidos, uma batalha de vida e morte está sendo traçada contra esta geração de hoje.
Enquanto o tamanho desta guerra é algo inédito na história deste mundo, nós vemos na Bíblia dois exemplos desta mesma guerra. O primeiro exemplo aconteceu quando o menino Moisés nasceu, com o destino de ser o libertador que tiraria o seu povo da escravidão de Egito, e Faraó, rei de Egíto, mandou que todos os meninos israelitas que nascessem fossem jogados no rio Nilo.
O segundo exemplo aconteceu depois do nascimento de Cristo quando o rei Herodes mandou executar todos os meninos de dois anos para baixo, da cidade de Belém e arredores.
Nestes dois casos, o inimigo satanás se levantou contra jovens que tiveram um chamado, um destino profético em Deus, para serem libertadores e salvadores do seu povo. E em ambos os casos, apesar de promover verdadeiras chacinas das crianças, o inimigo não conseguiu impedir que aqueles jovens alcançassem seus destinos.
Você está vivo hoje porque Deus também tem um destino, uma chamada, para sua vida, e o inimigo não tem conseguido te destruir. Você faz parte de uma geração escolhida, uma geração profética, uma geração chamada para cumprir a profecia do profeta Daniel: “mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas” (Daniel 11:32).
Eu estava pregando esta mensagem recentemente em um outro país quando um jovem, que até aquele momento não era cristão, teve um encontro poderoso com Deus e ouviu a voz audível dele o chamando para se despertar. Esta é a mensagem para sua geração, para você: que os guerreiros se despertem.
Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo resplandecerá sobre ti (Efésios 5:14).

Pr Paul David Cull
Ministério Avivamento Já