quarta-feira, 21 de setembro de 2011

RESULTADO ENQUETE GDAN

Aonde está o menor versículo da Bíblia?

João 11
7 (53%)
Jó 3
2 (15%)
Êxodo 20
4 (30%)
João 20
0 (0%)
Total de votos: 13

Obs: Aqueles que escolheram a opção João 11 acertaram!!!



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Se liga! A mente é o campo de batalha!

(Estudo abordado no dia 17/09/2011, GDAN)

Porque, como [uma pessoa] imagina em sua alma, assim ela é...? Provérbios 23.7:

O que exatamente significa Provérbios 23.7? A versão King James diz, ... Porque, como [um homem] imagina em seu coração, assim ele é... Outra tradução diz: "Como um homem pensa em seu coração, assim ele real­mente se toma".

Dá uma olhada nessa história...

O lado de Maria

Maria e seu marido, João, não estão desfrutando um casamen­to feliz. Há discórdia entre eles todo o tempo. Ambos estão irrita­dos, amargos e ressentidos. Eles têm dois filhos que estão sendo afe­tados pelos problemas em casa. A discórdia está transparecendo nos trabalhos escolares e no comportamento deles. Uma das crian­ças está tendo problemas de estômago, causados pelos nervos.

O problema de Maria é que ela não sabe como deixar João ser o cabeça da família. Ela é mandona - quer tomar todas as decisões, administrar as finanças e a disciplina das crianças. Ela quer trabalhar, pois, assim, terá seu "próprio" dinheiro. Ela é independente, baru­lhenta, exigente e resmungona.

A esta altura você deve estar pensando: "Eu tenho a resposta para ela. Ela precisa conhecer Jesus".

Ela o conhece! Maria recebeu Jesus como seu Salvador há cin­co anos — três anos depois que ela e João haviam se casado.

"Você quer dizer que não houve uma mudança em Maria des­de que ela recebeu Jesus como Salvador?"

Sim, houve mudança. Ela acredita que vai para o céu, mes­mo que seu mau comportamento a faça sentir-se em constante condenação. Agora ela tem esperança. Antes de encontrar Jesus, era infeliz e desesperançada; agora é só infeliz.

Maria sabe que sua atitude está errada. Ela quer mudar. Ela tem sido aconselhada por duas pessoas e pede, em quase cada frase das suas orações, vitória sobre a ira, a rebeldia, a falta de perdão, o ressentimento e a amargura. Por que não tem visto mais progresso?

A resposta encontra-se em Romanos 12.2:

E não vos conformeis com este século [este mundo, modelado e adaptado aos seus costumes superficiais], mas transformai-vos pela [completa] renovação da vossa mente [por seus novos ideais e novas atitudes], para que experimenteis [por vós mesmos] qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus [aquilo que é bom e aceitável e perfeito à vista dele para vós],

Maria tem fortalezas em sua mente. Elas têm estado lá por anos. Ela nem mesmo entende como elas foram parar lá. Ela sabe que não deveria ser rebelde, mandona, resmungona, etc, mas não sabe o que fazer para mudar sua natureza. Parece que simplesmente reage diante de certas situações de forma inconveniente, porque não consegue controlar suas ações.

Maria não pode controlar suas ações porque não controla seus pensamentos. Ela não controla seus pensamentos porque eles são fortalezas que o diabo colocou bem cedo em sua mente.

Satanás começa a desenvolver seus bem elaborados planos e a semear seu engano deliberado em uma idade bem tenra. No caso de Maria, seus problemas começaram há muito tempo, na infância.

Na infância, Maria tinha um pai extremamente dominador, que freqüentemente a espancava apenas porque estava de mau humor. Se ela fizesse um movimento errado, ele descarregava sua ira nela. Por anos, ela sofreu sem nenhum auxílio, enquanto seu pai a maltratava, bem como sua mãe. Ele era desrespeitoso de todas as maneiras para com sua esposa e sua filha. O irmão de Maria, entretanto, era perfeito. Parecia que era favorecido apenas porque era um menino.

Aos dezesseis anos, Maria tinha, por muitos anos, sofrido lavagem cerebral de Satanás, que lhe tinha contado mentiras mais ou menos assim: "Os homens realmente pensam que são alguma coisa. Eles são todos iguais; você não pode confiar neles. Eles a machucarão e tirarão vantagem de você. Se você é um homem, está com a vida feita. Pode fazer qualquer coisa que quiser. Pode dar ordens às pessoas à sua volta, ser mandão, tratar as pessoas da maneira que lhe agrada, e ninguém (especialmente esposas e filhas) pode fazer qualquer coisa a respeito."

Conseqüentemente, a mente de Maria estava resolvida: "Quando eu for embora daqui, ninguém jamais me dará ordens outra vez"!

Satanás já estava promovendo a guerra no campo de batalha de sua mente. Repita esses pensamentos vezes e vezes em sua cabeça, umas cem mil vezes ou mais em um período de dez anos e veja se está pronta para se casar e se transformar em uma esposa doce, sub­missa, adorável... Mesmo que o queira, por algum milagre, você não saberá como. Esse é o tipo de confusão na qual Maria se encontra hoje. O que ela pode fazer? O que pode qualquer um de nós fazer em tal situação?

Voltando ao estudo...

A mente é a líder ou a precursora de todas as ações. Romanos 8.5 torna claro: Porque os que se inclinam para a carne [e são controlados por seus desejos ímpios] cogitam das coisas da carne [colocam suas mentes e buscam aquelas coisas que gratificam a carne]; mas os que se inclinam para o Espírito [e são controlados pelos desejos do Espírito] cogitam das coisas do Espírito [colocam suas mentes e buscam aquelas coisas que gratificam o Espírito Santo].

Nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa. Se, por outro lado, renovarmos nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, pro­varemos, em nossa experiência, o que está escrito em Romanos 12.2— "a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" — para nossa vida.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para destruir [derrotar] fortalezas, anulando sofismas, [Visto que refutamos argumentos e teorias e questionamentos] e toda altivez [e superioridade] que se levante contra o [verdadeiro] conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento [e propósito] à obediência de Cristo (o Messias, o Ungido).

2 Coríntios 10.4-5

A segunda carta aos Coríntios 10.4,5 indica claramente que devemos conhecer suficientemente bem a Palavra de Deus para ser­mos capazes de comparar o que está em nossa mente com o que está na mente de Deus; qualquer pensamento que tente se exaltar a si mesmo além da Palavra de Deus deve ser lançado fora e levado cativo a Jesus Cristo.

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne [não estamos combatendo apenas contra oponentes físicos], e sim contra [os despotismos] os principados e potestades, contra os [espíritos mestres que são] dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes [sobrenaturais].

Efésios 6.12

Nessa passagem, vemos que esta­mos em uma guerra. Um es­tudo cuidadoso desse verso nos informa que nossa guerra não é contra outros se­res humanos, mas contra o mal e seus de­mônios. Nosso inimigo, Satanás, tenta nos derrotar com estratégia e engano, mediante planos bem elaborados e en­gano deliberado.

O diabo é um mentiroso. Jesus cha­mou-o de... o pai das mentiras e de tudo o que é falso (João 8.44). Ele mente para você e para mim. Ele nos diz coisas sobre nós mesmos, sobre outras pessoas e sobre as circunstâncias que simplesmente não são verdadeiras. Ele não nos diz, entretanto, a mentira toda de uma vez.

Ele começa bombardeando nossa mente com um padrão astuciosamente delineado de pequenos pensamentos importunos, sus­peitas, dúvidas, medos, perguntas, questionamentos e teorias. Ele se move vagarosa e cautelosamente (afinal de contas, planos bem ela­borados tomam tempo). Lembre-se: ele tem uma estratégia para a sua guerra. Ele tem nos estudado há um longo tempo.

Ele sabe do que gostamos e do que não gostamos. Conhece nossas inseguranças, nossas fraquezas e nossos medos. Sabe o que mais nos aborrece. Ele está pronto para investir o tempo que for necessário para nos derrotar. Um dos pontos fortes do diabo é a paciência.

Satanás tenta estabelecer "fortalezas" em nossa mente, me­diante uma estratégia cuidadosa e engano astuto. Uma fortaleza é uma área na qual somos mantidos escravizados (em prisão) em de­corrência de certa forma de pensar.

Portanto, até aqui vimos que:

estamos engajados em uma guerra;

nosso inimigo é Satanás;

a mente é o campo de batalha;

o diabo trabalha diligentemente para estabelecer fortalezas em nossa mente;

ele faz isso mediante estratégia e engano (planos bem elaborados e engano astuto);

ele não está com pressa; desenvolve seu plano com o tempo;