quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

DIZEM POR AÍ

Esse texto abaixo serviu de estudo e esclarecimento para nosso grupo de adolescentes nesse sábado. Com certeza Deus nos abençoou e nos ensinou a melhor forma de utilizar a nossa LÍNGUA. Se você faz parte da Igreja do Nazareno em Maranguape 1, tem entre 11 a 18 anos e quer participar dos nosso encontros, fica aqui nosso convite. Nosso próximo grupo será no Sábado 11/02 às 19h na Igreja.

Dizem as línguas dos pesquisadores que o ser humano fala em média 7 mil palavras por dia. Muitas gastam dessas 7 mil palavras diárias para falar mal dos outros, para criticar, resmungar, murmurar. Estão na verdade emprestando a sua língua para satanás usar.Cuidado!

Convivermos com muitas pessoas todos os dias são amigos, familiares e podemos perceber que no meio deles há aqueles que falam demais, aqueles que falam de menos ou os que falam na dosagem certa. MAS NÃO É NA QUANTIDADE DE VEZES QUE FALAMOS QUE TEMOS QUE NOS PREOCUPAR E SIM NO QUE FALAMOS QUANDO ABRIMOS A NOSSA BOCA.

A Palavra de Deus nos diz em Efésios 4.29:

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe”

Torpe significa: 1 Desonesto, impudico. 2 Indecoroso, infame, vergonhoso. 3 Indecente, obsceno. 4 Ignóbil, sórdido.5 Asqueroso, nojento, repugnante. 6 Maculado, manchado, sujo.

A língua nos permite ter relacionamentos e nos comunicarmos. Mas, quando ela não é bem treinada, podemos com certeza colocá-la como culpada da maioria dos nossos desentendimentos. Tem muita gente que não controla a língua, e quem não controla a língua é controlado por ela. Algo que tem me preocupado bastante nos dias de hoje é sobre as indiretas usadas no FACEBOOK e o quanto elas podem destruir relacionamentos. Quem aqui não já leu algumas dessas indiretas e pensou: Ele/a ta querendo dá uma indireta para mim. E no fim da história ter a seu relacionamento com essa pessoa abalado sabendo ou não se foi para você. Isso é muito sério!

Entramos no facebook e ele nos pergunta: No que você está pensando? Aí você vai lá e coloca o que te vem a mente! Já ouviu falar que nem tudo o que pensamos é para ser dito. Mas a moda é ser sincero, falar tudo o que pensa, #PRONTOFALEI!

Mas não é assim que Deus nos orienta, Deus diz em sua palavra:

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19

O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!Provérbios 15:2

A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia.Provérbios 15:2

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.Provérbios 21:23

USANDO BEM O SEU INSTRUMENTO, A LÍNGUA.
ORIENTAÇÃO NA BÍBLIA

Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15e16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderias mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de bradura; e guarda-te para que não sejais também tentado." (Gal. 6.:1)

ENVOLVER OUTROS
Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser bem cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te falar da sua dor, provavelmente ficará ofendido por simpatia por ele. Então também te sentes ofendido e talvez ficas bravo com a pessoa que fez tal coisa ao teu amigo. Mais tarde é possível que os dois se reconciliem, e tudo estará perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: Tu continuas amargurado!

Uma briga causada por um pequeno incidente, pode ter conseqüências muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Vês, é complemente injustificável envolver outros em tuas mágoas.

UM SINAL DE MATURIDADE

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um crente maduro. Tiago diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã." ( Tiago 1:26).

O CORAÇÃO É A ÁRVORE, E A BOCA É O FRUTO DA ÁRVORE

"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis falar cousas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração." (Mateus 12:33-34)

A árvore (o coração) é conhecida pelo fruto (as palavras). O que sai da sua boca demonstra o que está no seu coração. Jesus prossegue, aplicando isto especificamente às nossas palavras.

"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã."(Tiago 1:26)

CONSELHO

- Vamos examinar problemas específicos que encontramos relacionados com a língua:

FALAR DEMAIS: A seguir temos duas passagens que tratam desta questão.

"No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente." (Provérbios 10:19)

"Porque da muita ocupação vem os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras." (Eclesiastes 5:3)

PALAVRAS VÃS:

DEUS NUNCA USA PALAVRAS VÃS

Ele sustenta cada palavra que profere. E nos diz: "Que suas palavras sejam assim. Não use palavras vãs. Se usar terá que dar conta delas." Portanto sejamos imitadores Dele.

FUXICO (MEXERICO, MALEDICÊNCIA):

Vamos ver o que a Bíblia diz a respeito do fuxico.

Eu não brinco com o fuxico, porque é algo terrível. Embora seja verdade que os homens também fuxicam, basicamente concordo com o comentário de Ern Baxter que diz: "Fuxico é o risco ocupacional das mulheres". A mulher normal da nossa sociedade tem muito mais tentação e oportunidade de fuxicar do que o homem. Entretanto, estou ciente de que o homem também fuxica.

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo: não atentarás contra a vida do teu próximo." (Levítico 19:16)

"Além do mais aprendem também a viver ociosas (falando a respeito de mulheres na igreja), andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (1 Timóteo 5:13)

VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL LITERALMENTE MATAR UMA PESSOA ATRAVÉS DE PALAVRAS?

Sei de casos reais onde ministros morreram sob o opróbrio, vergonha e feridas de línguas maliciosas.

Em Jeremias capítulo 18 verso 18 diz que os inimigos de Jeremias falaram: "Vinde, firamo-lo com a língua, e não atendamos a nenhuma das suas palavras."

No Novo Testamento, examinaremos duas passagens: "Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócio de outrem." (1 Pedro 4:15)

MENTIRA:
Vamos começar novamente no livro de Provérbios.

"Seis cousas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)

Das sete coisas abominadas pelo Senhor, três se relacionam com a língua:

  • A língua mentirosa,
  • A testemunha falsa,
  • E o que semeia contendas entre os irmãos.

PALAVRAS PRECIPITADAS:

Provérbios capítulo 29 verso 20 diz: "Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele."

Aprenda a se dominar.

No Salmos 106 temos um quadro bem trágico de Moisés, que perdeu o privilégio de guiar o povo de Deus para a terra prometida por causa de uma frase impetuosa que pronunciou. Nada poderia melhor nos mostrar até que ponto Deus é exigente quanto a nossa maneira de falar do que esse acontecimento com Moisés.

Os filhos de Israel estavam se queixando da falta de água, e Deus ordenou a Moisés: "Volte ao povo, e fale à rocha. Quando você falar, a água sairá."

Da outra vez, Moisés havia tirado água da rocha, ferindo-a com a sua vara. Agora, por estar realmente irado com o povo, ao invés de fazer como Deus ordenou, ele feriu a rocha outra vez e disse: "Precisamos tirar água para esses rebeldes?" Deus o honrou, e a água saiu, mas depois, numa conversa particular com Moisés, Deus disse: "Moisés, você perdeu o privilégio de guiar o meu povo para a terra prometida, porque não me honrou com as suas palavras."

PALAVRAS NEGATIVAS: Este é um dos "pecados respeitáveis" praticados regularmente por pessoas religiosas. Normalmente não é considerado pecado.

  • "Não tenho fé."
  • "Não creio que conseguirei o dinheiro a tempo."
  • "Tenho certeza que será preciso fazer uma operação."

CHEGAMOS AGORA AOS REMÉDIOS PARA ESSES PROBLEMAS COM A LÍNGUA!

- Remédio número um é reconhecer que o abuso da língua é um problema do coração.

Já vimos em Mateus capítulo 12 versos 33 e 34 que o problema está no nosso coração. Além disso, Tiago capítulo 3 versos do 10 ao 12 diz:

"Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim. Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce."

Assim, novamente se compara o coração com a árvore, e as palavras que saem com o fruto.

Em Provérbios capítulo 4 verso 23, uma das minhas passagens prediletas, diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

O que sai da sua boca vem do seu coração. A boca é o barômetro do coração.

- Remédio número dois: Confesse os seus pecados e seja purificado.

Muitas pessoas não gostam de usar a palavra "pecado" para descrever suas faltas no uso da língua. Mas palavras erradas constituem pecado. Quando as encararmos como pecado, começaremos a ver resultados.

Enquanto as tolerarmos, nos desculparmos, ou tentarmos nos esquivar da responsabilidade, não haverá modificação.

Em 1 João capítulo 1 verso 9 nos diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

- Remédio número três: Recuse o mal, entregue-se a Deus.

Há uma dupla decisão que precisamos tomar. Paulo diz em Romanos capítulo 6 versos 12 e 13 que primeiro devemos recusar que os membros do nosso corpo sejam usados como instrumentos de injustiça e pecado.

Diga ao diabo: "Você não pode ter minhas mãos; você não pode ter meus pés; e acima de tudo, não pode ter minha língua. Quando Jesus morreu, ele comprou a minha língua junto com todo o meu ser, e, Satanás, não vou deixar que você domine a minha língua."

Segundo, entregue-se a Deus e os seus membros como instrumentos de justiça sob a obediência. Diga deliberadamente a Deus que você quer que sua língua seja um instrumento de justiça e que a está entregando a Ele para este fim.

- Remédio número quatro: Compreender porque você tem uma língua.

Se você não compreender isso, nunca há de entrar verdadeiramente naquilo que Deus lhe oferece.

PORQUE DEUS PÔS UMA LÍNGUA NA SUA BOCA?

As Escriituras nos esclarecem.

No Salmos capítulo 16 verso 9, o salmista Davi diz: "Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória: também a minha carne repousará segura."

A que Davi se referia quando disse "a minha glória"?

Encontramos a resposta em Atos capítulo 2 verso 26, onde Pedro cita este salmos: "Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou."

Sua glória e a sua língua. Por quê?

Porque lhe foi dada para um supremo propósito: GLORIFICAR A DEUS!

SUA LÍNGUA É A SUA GLÓRIA

Se você puder alcançar essa verdade e meditar sobre ela e agir sobre ela, sua vida será revolucionada.

- Remédio número cinco: Resolva louvar a Deus.

Louvor é resultado de uma decisão. Foi por isso que Davi disse: "O meu coração está firme; cantarei e entoarei louvores."(Salmos 57:7)

Uma vez eu disse: "Mesmo que o telhado caia, vou louvar ao Senhor."
No momento, eu estava pregando longe de casa, e telefonei para casa para perguntar:

- "Como estão as coisas?"
- "Tudo bem", veio a resposta, "o telhado caiu."

Fui apanhado pelo meu próprio testemunho e tive que dar graças!

VAMOS EXAMINAR UMA DAS DECISÕES DE DAVI

O título introdutório do Salmos 34 nos conta que Davi estava na corte do rei filisteu fugindo para salvar a sua vida, e fingindo ser maluco. Nesta época, ele tomou a decisão:

"Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no Senhor a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei o Senhor comigo e todos à uma lhe exaltemos o nome." (Salmos 34:1-3)

Primeiro você toma uma decisão individual: "Eu vou agir assim. Depois, você encontra outras pessoas de igual pensamento, e diz: "Vamos fazer isso juntos". Porém, a decisão individual vem primeiro.

Ele é o sumo sacerdote das suas palavras. Se você cerrar os seus lábios, ele terá nada para dizer a seu respeito.

Hebreus capítulo 10 versos do 21 ao 23 o expressa dessa forma:

"E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa."

Faça sua confissão, continue fazendo e não pare. É isto que significa em português claro.

- Remédio número sete: Submeta-se à disciplína do corpo de Cristo.

Vamos examinar a passagem de Mateus capítulo 18 versos do 15 ao 17:

"Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano."

"Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só." Isso é disciplina. Não vá contar a todos os outros primeiro. Esta seria a reação da maioria dos cristãos. Se alguém me ofender, não falo com ele - falo com todos menos com o irmão que me ofendeu. Depois torna-se quase impossível curar a ruptura.

"Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano."

ISSO É DISCIPLINA

Todos estamos sujeitos a ela se formos membros do corpo de Cristo. Agora, há dois aspectos disso:

  • Primeiro: Se alguém cometer algo que considero errado, o que devo fazer? Devo ir à pessoa para curar a ruptura. Na maioria dos casos, se você agir assim, a ruptura será curada.
  • Depois, há outro lado - e é aí que a maioria das pessoas cai. Quando alguém vai a você e diz: "Você sabe o que o irmão Antônio falou sobre mim? Você sabe como ele está me tratando?", você tem que responder: "Você já conversou com irmão Antônio?" Se a resposta for "não", você tem que dizer: "Então não converse comigo."

É aí que a maioria de nós tropeça.

Não receba a pessoa que proferir palavras caluniadoras. Se pessoas vierem constantemente ao seu lar para contar estórias sobre os outros, diga-lhes que sua sala não é um depósito de lixo.

Se quiserem se dispor do seu lixo, que procurem outro lugar.

Em conclusão, depois de ler essa mensagem, se você reconheceu que tem pecado com a sua língua, ou tiver algum dos problemas que descrevemos, sugiro que você aplique estes sete remédios, e confesse o seu problema agora como pecado.

Se tiver ferido alguém, pode ser necessário ir a ele e pedir que lhe perdoe.

Enfrente a verdade sobre o seu pecado e peça que Deus lhe perdoe. Peça que ele o purifique, e então creia que recebeu dele o perdão.

Eu faço parte de um bloco


Eu faço parte de um bloco:
Que eu sigo todo dia e tenho alegria todo dia.
Eu faço parte de um bloco:
Que caminha por um caminho de verdade e vida.
Eu faço parte de um bloco:
Que não precisa beber, ficar e se drogar para se divertir.
Eu faço parte de um bloco:
Que toca e canta as mais belas e melhores músicas desse mundo.
Eu faço parte de um bloco:
Que tem certeza de um futuro e tem certeza de que esse futuro chegará e será muito além do que podemos imaginar.
Eu faço parte de um bloco:
Que tem ligação direta com o fundador dele.
Eu faço parte de um bloco:
Que tem certeza para onde vai quando tudo parecer que acabou.
Porque na verdade nunca acabará pois a vida eterna o dono desse bloco já me prometeu e com direito a morada, ruas de ouro e coroa da vida.

O bloco que eu sigo é do Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Ah Ele também é o autor da vida e todo o poder está sob o domínio de suas mãos....o seu nome é JESUS CRISTO!!

Sai dessa vida de ilusões e vem participar desse bloco também, depois que o conheci eu jamais fui a mesma.

Paulinha.